Como se organizar para cozinhar


  1. Separe os ingredientes e certifique-se de que não falta nada. Faça isso antes de começar a cozinhar.
  2. Corte e adiante o que puder. Você pode fazer isso no dia anterior ou até mesmo na hora que estiver cozinhando, apenas prepare o que puder antes. Parece besteira, mas ajuda muito. Cuidado para não exagerar na organização, tenha equilíbrio. A não ser que tenha uma pessoa te ajudando e você queira separar tudo em potinhos. Cada caso é um caso, né? :)
  3. Deixe os temperos por perto. É comum vermos cozinhas com um lugar perto do fogão separado para os temperos. Isso é porque facilita bastante na hora de preparar a comida. Outros ingredientes indicados para estar perto são o azeite e o óleo.
  4. É sempre bom um pano de prato próximo. Aqui em casa colocamos um suporte para um pano de prato perto do fogão e outro perto da pia. Trocamos por um limpinho pelo menos 2x na semana.
  5. Use bons ingredientes. Eu sei que o preço às vezes não ajuda, mas na medida do possível, compre bons produtos e sua comida vai ficar mais gostosa ainda! Sem contar que eles duram mais na geladeira, principalmente as frutas, verduras, legumes.
  6. Para quantas pessoas você está cozinhando? Se tiver dificuldades com quantidades, em alguns alimentos tem instruções na embalagem, mas com a prática fica fácil também.
  7. Lave a louça enquanto cozinha. Para não acumular a louça, aproveite os intervalos e limpe a pia.
  8. Prepare um cardápio semanal. Essa é uma ótima dica! Faça uma lista das receitas que você mais gosta e que são simples de preparar. Nem todo mundo tem tempo para fazer pratos mais elaborados, então planeje seu cardápio pensando nisso também.
  9. Faça listas de compras. Quando você for ao mercado não deixe de levá-la, assim você evita gastos excessivos e não se esquece de nada. Você pode deixar essa listinha sempre com você e assim que se lembrar de algo, anotar. Uma boa é no dia anterior das compras dar uma olhada na dispensa e no seu cardápio para os próximos dias.
  10. Comece um caderno de receitas. Lembro-me do caderno da minha avó. Adoro ajudá-la na cozinha! Pode ser um fichário, uma pasta no seu computador ou um caderno de papel mesmo. Fique a vontade e escolha o melhor para você. Você pode até pedir ajuda para seu filho(a) te ajudar a escrever, minha mãe fazia isso quando eu era mais nova. Eu adorava!
  11. Divirta-se! Mesmo que você não goste muito de cozinhar, não vale a pena se estressar nem fazer de qualquer jeito, não é verdade? Se gostar, ouça música enquanto cozinha. Um almoço, por exemplo, é uma ótima oportunidade para reunir a família e amigos, então aproveite e divirta-se! 

E você, passa muito tempo na cozinha? Já tentou fazer um cardápio para facilitar sua semana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alimen-TC Bem © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto